ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE LETRAS DEVEM CRIAR UM E-MAIL INSTITUCIONAL

Todos os alunos de graduação de Faculdade de Letras devem, obrigatoriamente, criar um e-mail institucional, isto é, um e-mail com domínio @letras.ufrj.br. Para solicitar seu e-mail, preencha e submeta este formulário. Conforme divulgado no início deste mês de junho, o formulário ficará no até 30 de junho de 2019.

A criação do e-mail é obrigatória porque a UFRJ de modo geral, e a Faculdade de Letras em particular, estão em processo de informatização das suas rotinas burocráticas. Na prática: procedimentos administrativos que eram realizados em papel passarão a acontecer por meio de sistemas online - como, por exemplo, SEI, o Sistema Eletrônico de Informação que abarca todo o sistema público de educação superior. E o acesso a esses sistemas só pode ser feito por meio de e-mail institucional.

Para além disso, o e-mail institucional traz uma série de vantagens. Algumas delas são práticas, como acesso a um Google Drive com espaço de armazenamento ilimitado (o que permite, inclusive, compartilhamento e armazenamento de material didático em formato digital) e possibilidade de receber documentos acadêmicos pessoais (como, por exemplo, o Histórico Oficial) por e-mail (sem o e-mail institucional, isso não é possível, o que dificulta a vida de quem está impossibilidade de comparecer fisicamente à faculdade por qualquer razão). Outras vantagens são simbólicas: o e-mail institucional confere ao aluno uma identidade profissional e acadêmica e ajuda a divulgar o nome da universidade e, consequentemente, o trabalho desenvolvido por ela.

Por tudo isso, não deixe de clicar no link e solicitar seu e-mail institucional até o dia 30 de junho. Lembramos que a criação de um e-mail institucional é obrigatória para os alunos de graduação em Letras.