Monografia

Nesta página, você encontra todas as informações relativas à entrega da sua Monografia de graduação em Letras. Leia as perguntas e respostas abaixo.


Como faço para que a nota da minha Monografia seja lançada no meu Histórico?

Seu(sua) orientador(a) deve escrever para a Seção de Ensino (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), necessariamente a partir do e-mail institucional @letras dele(a), solicitando o lançamento da nota e informando, no corpo do e-mail, os seguintes dados:

(i) Título da Monografia;

(ii) Nome completo do autor (isto é, o aluno), com todos os sobrenomes e sem nenhuma abreviação;

(iii) Número de matrícula (DRE) do autor;

(iv) Nome completo do orientador;

(v) Nomes completos de todos os co-orientadores, se houver;

(vi) Nome completo de todos os leitores críticos (pode ser apenas um ou mais de um);

(vii) Nota final da Monografia (média aritmética simples de todas as notas atribuídas ao trabalho - uma do orientador, uma de cada leitor crítico e uma de cada co-orientador, se houver).

Ao receber esses dados por e-mail, a equipe da Seção de Ensino fará o registro de todas as informações no seu Histórico Escolar.


Preciso obrigatoriamente enviar minha Monografia para o Repositório Institucional da UFRJ? Como faço isso?

Sim - a disponibilização da Monografia no Repositório Institucional da UFRJ é pré-requisito para que seja solicitada a emissão do seu diploma de graduação. Para isso, basta enviar o arquivo da Monografia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O arquivo deve ser enviado, obrigatoriamente, em formato .pdf ou (apenas no caso de Monografias em Libras) em formato .mp4. O formato .doc não é aceito.


E atenção. Nesse mesmo e-mail, você deve anexar também o Termo de Depósito de Monografia, preenchido e assinado. Para assinar o Termo, sugerimos dois caminhos:

(i) Imprimir, assinar e fotografar ou escanear o documento, salvando-o em formato .pdf; ou

(ii) Assinar o documento digitalmente por meio do sistema de assinatura digital do Governo Federal, disponível em assinador.iti.br.

No momento em que você solicitar a emissão do diploma de graduação, será verificado se sua Monografia está listada no Repositório Institucional da UFRJ. Se não estiver, você precisará enviá-la para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. antes de dar prosseguimento ao processo de solicitação do diploma.


Li o Termo de Depósito e vi há um campo perguntando se o conteúdo da minha Monografia é confidencial. O que exatamente isso quer dizer? O que eu devo marcar nesse campo?

Esse campo existe para proteger conteúdos sensíveis do ponto de vista do sigilo ético ou industrial. Quando o autor assinala "sim" , o conteúdo do trabalho fica embargado - o que significa, na prática, que o título da Monografia e o nome do autor aparecem normalmente no Repositório Institucional, mas os leitores não conseguem abrir o arquivo a acessar seu conteúdo. Entretanto, o conteúdo do trabalho pode ser solicitado por algum leitor. Nesse caso, em virtude da Lei de Acesso à Informação, o acesso é fornecido ao solicitante.


Mas muita atenção: você só pode marcar "sim" nesse campo se houver necessidade de proteção ao sigilo ético e/ou industrial. Isto é: o autor não é livre para decidir, pela sua própria vontade, se ele deseja que o conteúdo do seu trabalho seja ou não aberto ao público - caso esse conteúdo não ameace o sigilo ético e/ou industrial, ele deve necessariamente ser aberto.


Além disso, mesmo no caso de conteúdos confidenciais, há um período pré-definido de embargo - ou seja, o conteúdo não pode ficar indisponível "para sempre". O tempo de guarda é definido pelo próprio autor (você verá que há um campo para isso no formulário também, para o caso de conteúdos confidenciais), mas não pode ultrapassar o limite de 36 meses. Isto é, se o autor do trabalho indicar um tempo de guarda maior que 36 meses, o conteúdo será liberado ao fim de 36 meses.


Resolução de Monografia da Faculdade de Letras (BUFRJ número 9 - 27/02/2020)

Termo de Depósito de Monografia

Acesse o Manual de Monografia da UFRJ em sibi.ufrj.br.

Ouvidoria

Ouvidoria UFRJ

Portal UFRJ

Portal

ENDEREÇO

Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ