Seção de Ensino

Diretor Adjunto de Ensino de Graduação: Humberto Soares da Silva

Substituto Eventual do Diretor Adjunto de Ensino de Graduação: Diogo Pinheiro

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Facebook: https://www.facebook.com/sensinoletrasufrj



Formulários da Seção de Ensino


Requerimento de Destrancamento de Matrícula

Quando Usar? Use este Requerimento caso esteja com a matrícula trancada (isto é, temporariamente suspensa) e deseje destrancá-la (isto é, reativá-la).

Existe um prazo para dar entrada? Existe um prazo limite para dar entrada no pedido de destrancamento com vistas ao semestre subsequente. Por exemplo: até 29/06/2018, era possível solicitar destrancamento a fim de ter a matrícula reativada em 2018-2. Solicitações feitas a partir do primeiro dia útil após o fim do prazo são recebidas e analisadas normalmente – mas, caso deferidas, são executadas apenas um semestre depois. Ou seja, pedidos de destrancamento recebidos em 02/07/2018 foram recebidos e analisados normalmente, mas, em caso de deferimento, os solicitantes só terão a matrícula reativada em 2019-1.

Preciso anexar alguma coisa? Não. Basta preencher o requerimento e entregá-lo no Protocolo (D-114).

Outras Informações: Para saber o prazo para solicitar destrancamento, acompanhe os Calendários de Atos Acadêmicos que são divulgados antes do início de cada semestre. Em geral, o calendário referente ao semestre 1 é divulgado em dezembro, e o calendário referente ao semestre 2 é divulgado em junho. Os calendários são publicados no site da Faculdade de Letras e afixados em diversos murais da Faculdade de Letras.

O pedido será analisado pelo coordenador do seu curso. A depender do resultado da análise, você poderá (1) ter a matrícula destrancada ou (2) ser chamado para entrevista com a Direção Adjunta de Apoio Acadêmica e Assistência Estudantil.

Requerimento de Dispensa por Equivalência

Quando Usar? Use este Requerimento caso você queira solicitar a dispensa de uma mais atividade acadêmica (isto é, disciplina ou Requisito Curricular Suplementar) do seu curso por ter cursado atividade equivalente fora da UFRJ. Mas atenção: caso você tenha cursado (e sido aprovado em) disciplinas (ou requisitos curriculares suplementares) de outro curso da UFRJ (que não o curso em que você está matriculado agora), deve utilizar o Requerimento de Transferência de Crédito (ver abaixo).

Na prática, o Requerimento de Dispensa por Equivalência serve, em geral, aos seguintes públicos:

- Alunos que já completaram uma graduação qualquer (seja ou não em Letras) fora da UFRJ e agora estão cursando, na Faculdade de Letras da UFRJ, uma segunda (ou terceira, ou quarta...) graduação. Exemplo: você concluiu o Bacharelado em Português-Alemão na UFF e agora está cursando a Licenciatura em Português-Hebraico na UFRJ. Você acredita que parte das disciplinas da sua primeira graduação tem conteúdo equivalente a algumas das disciplinas do seu currículo atual. Você pode, então, usar este Requerimento para solicitar que seu Histórico da UFF seja analisado pelos departamentos da Faculdade de Letras, a fim de que você seja (a depender do resultado da análise!) liberado de algumas disciplinas do currículo do seu atual curso de Português-Hebraico.

- Alunos que cursaram parte de uma graduação qualquer (seja ou não em Letras) fora da UFRJ, interromperam esse curso e estão agora matriculados em um curso da Faculdade de Letras da UFRJ. Exemplo: você começou a cursar Fonoaudiologia na Universidade Veiga de Almeida (UVA), o que fez você se apaixonar por Linguística e então mudar de carreira e se matricular no curso de Licenciatura em Português-Latim da UFRJ. Mas você acredita que pelo menos uma disciplina do seu curso incompleto de Fonoaudiologia é equivalente a pelo menos uma disciplina do seu atual curso de Letras.

Você pode, então, usar este Requerimento para solicitar que seu Histórico da UFF seja analisado pelos departamentos da Faculdade de Letras, a fim de que você seja (a depender do resultado da análise!) liberado de uma ou mais disciplinas do currículo do seu atual curso de Português-Latim.

Existe um prazo para dar entrada? Não, mas é recomendável que o pedido seja feito o mais rapidamente possível, assim que você fizer sua matrícula em um curso da Faculdade de Letras da UFRJ.

Preciso anexar alguma coisa? Sim. O Histórico Oficial do seu curso de origem (o curso que você fez, integral ou parcialmente) fora da UFRJ e os conteúdos programáticos das disciplinas que constam desse Histórico.

Outras Informações: Analisando o formulário, você verá que há duas maneiras de fazer a solicitação de dispensa por equivalência: você pode (1) solicitar que todas as disciplinas e Requisitos Curriculares Suplementares do seu Histórico do curso anterior sejam analisados pelos nossos departamentos ou (2) você pode indicar apenas um subconjunto das disciplinas e Requisitos Curriculares Suplementares para serem analisados pelos nossos departamentos. Neste caso, marque a caneta, no próprio Histórico, quais atividades você quer que sejam analisadas. Essas instruções estão explicitadas também no próprio formulário.

Requerimento de Correção de Nota

Quando Usar? Use este Requerimento caso você acredite que tenha havido erro na nota de alguma disciplina ou Requisito Curricular Suplementar que você cursou.

Exemplo 1: você cursou Linguística I em 2017-2 e fez duas provas. Em uma, sua nota foi 7,0; na outra, 8,0. O professor havia dito que a nota final seria uma simples média aritmética da nota das duas provas, mas, para sua surpresa, a nota que apareceu no seu Histórico foi 10,0. Como você é muito honesto, quer retificar a nota. Este formulário serve para você.

Exemplo 2: você cursou Sintaxe da Língua Portuguesa em 2018-1 e fez duas provas. O professor as corrigiu e deu as notas durante o período, informando, em sala, qual seria a média final de cada aluno. A sua, segundo o professor, seria 8,0. No entanto, sua nota demorou para ser lançada e, quando finalmente apareceu no Histórica, era um zero. Você acredita que seu professor de Sintaxe da Língua Portuguesa é maluco – ou simplesmente um pouco distraído, e pulou seu nome na hora de registrar as notas no sistema. Você quer, então, a retificação da sua nota. Este formulário também serve para você.

Mas atenção: você só pode pedir correção de nota caso tenha cursado a disciplina ou Requisito Curricular complementar na condição de aluno regularmente inscrito. Se você não estava oficialmente inscrito na atividade ou se estava inscrito mas permaneceu com inscrição irregular até o fim do semestre, então você não tem direito a nota nessa atividade.

Existe um prazo para dar entrada? Não. Apenas é importante que você fique sempre de olho no seu Histórico/Boletim e solicite eventuais retificações assim que algum problema for identificado.

Preciso anexar alguma coisa? Não. Basta preencher o requerimento e entregá-lo no Protocolo (D-114).

Outras Informações: O pedido de correção de nota será avaliado pelo seu coordenador, que, poderá, a depender do caso, entrar em contato com o professor responsável pela disciplina. Saiba, portanto, que suas alegações serão checadas, de modo que sua solicitação poderá ser ou não deferida.

Requerimento de Regularização de Inscrição

Quando Usar? Use este Requerimento caso você (1) tenha solicitado inscrição em uma ou mais disciplinas (ou Requisitos Curriculares Suplementares, (2) tenha conseguido vaga na turma, (3) tenha ficado, apesar disso, com inscrição irregular e (4) acredite que tenha o direito de ter sua inscrição regularizada.

O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da UFRJ acusa inscrição irregular em quatro casos: quando o número total de créditos das disciplinas em que o aluno solicita inscrição é maior que 32; quando o número total de créditos das disciplinas em que o aluno solicita inscrição é menor que 6; quando o aluno não teve aprovação em disciplina ou Requisito Curricular Suplementar que é requisito para a disciplina ou Requisito Curricular Suplementar no qual ele solicitou inscrição; ou quando mais de 1/3 das atividades acadêmicos (isto, disciplinas ou Requisito Curricular Suplementar) em que o aluno solicitou inscrição não fazem parte do seu curso.

Existe um prazo para dar entrada? Sim! Na reta final de cada semestre, é divulgado, no site e em murais da Faculdade de Letras, o Calendário de Atos Acadêmicos do semestre subsequente. Nesse calendário, são especificados diversos prazos relevantes para a vida acadêmica do aluno, incluindo o prazo para solicitar Regularização de Inscrição. Os pedidos devem ser feitos necessariamente dentro deste prazo. Caso contrário, o aluno não terá sua situação regularizada.

Preciso anexar alguma coisa? Não. Basta preencher o requerimento e entregá-lo no Protocolo (D-114).

Outras Informações: Como o nome indica, ao usar este formulário o aluno está requerendo a regularização da inscrição. O processo, portanto, não é automático: os pedidos passam por uma análise do coordenador, que pode deferir ou indeferir as solicitações.

Requerimento de Transferência de Créditos

Quando Usar? Alunos que tenham cursado, com aprovação, uma ou mais disciplinas ou Requisitos Curriculares Suplementares em outro curso da UFRJ e querem que essas atividades sejam incluídas no seu Histórico / Boletim / BOA, a fim de que que os créditos respectivos sejam contabilizados para fins de integralização curricular.

Eis alguns exemplos de situações concretas em que é comum o aluno utilizar este formulário (mas atenção: estes são apenas exemplos, que apresentamos aqui em nome da clareza didática – há outras situações em que o uso deste formulário também é possível).

Exemplo 1: você é aluno de Bacharelado em Português-Grego e cursou a disciplina História da Filosofia Antiga I no IFCS (o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ), tendo sido aprovado com nota final 9,0. Agora, você deseja computar os créditos dessa atividade sob a forma de uma optativa no seu currículo de Português-Grego. Este formulário serve para você.

Exemplo 2: você cursou um semestre do curso de Letras: Português-Inglês na UFRJ, desistiu, foi trabalhar, quatro anos depois fez Enem de novo e então ingressou no curso de Letras: Português-Literaturas. Assim que você ingressou, viu que seu novo Histórico estava zerado. No entanto, você gostaria de transferir as disciplinas cursadas na graduação anterior (aquela que ficou incompleta) para o Histórico da sua nova graduação, em Português-Literaturas. Por exemplo, você não quer fazer de novo Linguística I e Teoria Literária I. Este formulário também serve para você.

Observação: se você desistiu de um curso de Letras da UFRJ, fez Enem novamente e voltou para outro curso de Letras da UFRJ menos de três anos depois, as disciplinas e Requisitos Curriculares Suplementares feitos no primeiro curso deverão aparecer automaticamente no seu novo Histórico. Se, por um erro técnico, alguma atividade cursada anteriormente não constar do novo Histórico, você também pode usar este formulário para solicitar o aproveitamento dos créditos dessa atividade (a menos que queira cursar novamente – aí é só não falar nada e se inscrever de novo na disciplina / Requisito Curricular Suplementar).

Existe um prazo para dar entrada? Não, mas é recomendável que o pedido seja feito o mais rapidamente possível, assim que você fizer a matrícula em seu novo curso da UFRJ.

Preciso anexar alguma coisa? Não. Basta preencher o requerimento e entregá-lo no Protocolo (D-114).

Outras Informações: Os pedidos serão analisados pelo coordenador do seu curso em que você está correntemente matriculado. Esse coordenador poderá deferir ou indeferir cada um dos pedidos individualmente.

Requerimento de Opção de Curso

Quando Usar? Use este formulário para optar por Bacharelado ou Licenciatura, ou para mudar (apenas uma vez) a opção feita anteriormente.

Existe um prazo para dar entrada? A opção deve ser feita pela primeira vez durante o seu segundo período no curso, e a alteração até o sétimo período. Se você ainda não tiver descoberto a sua vocação (editar, lecionar, pesquisar, revisar, traduzir...) no segundo período, você pode fazer a opção de curso depois. Nesse caso, está ciente de que pode experimentar dificuldade de conseguir vaga ao se inscrever em disciplinas que fazem parte do terceiro período (e períodos subsequentes) do fluxograma do seu curso, porque o SIGA dará preferência a quem já fez a opção. Caso tenha somente uma vaga ideia de sua vocação, faça a opção de curso - afinal, você poderá mudá-la depois (somente uma vez, e somente até o sétimo período). Se você, por exemplo, já fez a escolha pelo Bacharelado e só agora descobriu que a sua vocação é ser professor, preencha novamente este formulário para mudar a opção para Licenciatura. Pense bem antes de fazer a mudança, porque você só tem direito a UMA escolha inicial (Bacharelado ou Licenciatura) e UMA mudança (de Bacharelado para Licenciatura, ou de Licenciatura para Bacharelado). Porém, não demore muito para terminar de decidir isso - para mudar uma opção de curso já feita, o prazo é até o seu sétimo período no curso.

Preciso anexar alguma coisa?Não. Basta preencher o formulário e entregá-lo na Seção de Ensino (balcão da sala D-105).

Outras InformaçõesA opção de curso só é permitida para alunos do turno integral(diurno)

Requerimento Geral

Quando Usar?Apenas use este formulário se o seu prolema / demanda não estiver contemplado por nenhum dos formulários acima. Ele existe exatamente para dar conta de situação excepcionais, não-previstas.

Existe um prazo para dar entrada?Como o Requerimento Geral não se destina a fim único, não existe um prazo específico. Caso a sua solicitação seja deferida, ela será executada dentro do prazo permitido.

Preciso anexar alguma coisa?Se você fizer, em sua solicitação, alguma alegação que precise ser comprovada, é muito útil que você anexe documentos que comprovem a sua . Isso aumenta a probabilidade de que o seu pleito seja deferido.

Outras Informações: O Requerimento será encaminhado para o coordenador do seu curso, que avaliará a natureza do pedido e dará o encaminhamento cabível.

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