Colação e Diploma

Conclusão do Curso



Você pode colar Grau se tiver cumprido TODAS as seguintes condições:


1 – BOA “zerado”: Para colar Grau, é necessário ter concluído o seu curso de Graduação. Emita o seu BOA e confira se ele está “zerado”: na tabela de Resumo, no final do documento, todos os campos de créditos e horas na coluna “Falta cumprir” devem ter o valor 0 (zero). Se o seu BOA não estiver zerado, você ainda precisa cumprir as atividades acadêmicas pendentes, e só depois disso poderá colar Grau.



2 – Regularidade junto ao Enade: Para colar Grau, é obrigatório estar regular junto ao Enade. Se você concluiu o curso dentro de um período avaliativo no qual seu curso de Graduação foi convocado ao Enade, você precisará cumprir as exigências do Edital divulgado pelo INEP. Caso o seu curso não tenha sido convocado, você está dispensado (e automaticamente está em situação regular).



3 – Período letivo de conclusão já terminado: Você não pode colar Grau antes de terminado o período letivo da conclusão do seu curso. Se, por exemplo, você terminar uma atividade acadêmica (como AACC, Monografia, Prática de Ensino...) na metade do período letivo 2026-2, tal atividade acadêmica será lançada no segmento 2026-2 do seu Histórico. Acontecendo isso, você é concluinte de 2026-2, não podendo colar Grau enquanto o período 2026-2 ainda estiver em curso, mas somente depois de encerrado.


Colação de Grau



Próxima cerimônia não-paramentada de Colação de Grau agendada pela Direção da Faculdade de Letras: (data ainda não agendada)

Inscreva-se para colar Grau nesta cerimônia, preenchendo o formulário: (aguarde)


Colação de Grau emergencial (desde que cumpridas as três condições acima): Solicite escrevendo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o comprovante da emergência (ex.: convocação para apresentar o Certificado para assumir vaga de trabalho) em anexo.


Se você, aluno (ou comissão formada por alunos), está organizando a contratação de uma cerimônia de Formatura paramentada e deseja que tal cerimônia inclua a Outorga de Grau por parte da Direção da FL e a Colação oficial, agende uma reunião com a Direção (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para tratar das condições protocolares que podem influir na maneira de divulgação e adesão e no roteiro da cerimônia.

Diploma



Após a sua Colação de Grau, duas informações serão incluídas no final do seu Histórico: (a) “Matrícula cancelada por conclusão” e (b) “Colou Grau em (data)”. Como são muitos formandos por período, a inclusão dessas informações pode demorar alguns dias. Acesse o seu Histórico periodicamente para conferir e, DEPOIS que as informações (a) e (b) já estiverem em seu Histórico, solicite a expedição do seu Diploma, pessoalmente na sala D-114, com todos os documentos abaixo em arquivos em PDF separados, salvos em um pendrive:


  • "Nada Consta" da Biblioteca

  • Certidão de Nascimento (ou Casamento)

  • Certificado de Colação de Grau

  • Identidade

  • Título de Eleitor

  • Comprovante de votação do último turno da última eleição (ou certificado de quitação eleitoral, que pode ser emitido em www.tse.jus.br)

  • Certificado de Reservista ou Dispensa

  • Histórico Escolar do Ensino Médio

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio, com a devida publicação no Diário Oficial

  • Formulário de Dados Pessoais (preenchido, datado e assinado) – clique para baixar


Em caso de dúvidas, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Obs. 1: Nomeie cada arquivo com o seu nome, seguido da identificação do documento (FulanoDeTal_nadaconsta.pdf)


Obs. 2: Se o seu curso tem a exigência de Monografia como atividade acadêmica obrigatória, é necessário que a sua Monografia esteja publicada no Repositório Institucional da UFRJ (caso não esteja, a expedição do Diploma será negada). Veja, em Graduação > Monografia, como fazer o envio do seu trabalho. Solicite o seu Diploma apenas DEPOIS que a sua Monografia já estiver no Repositório.

Ouvidoria

Ouvidoria UFRJ

Portal UFRJ

Portal

ENDEREÇO

Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ