Informações sobre o I Congresso Interno da Faculdade de Letras

Programação do Congresso:
A extensão na Faculdade de Letras e a Integralização Curricular
Um estudo preliminar sobre evasão e o perfil dos formandos
I Congresso Interno da Faculdade de Letras
O que Somos e o que queremos Ser

A proposta de realizarmos um Congresso Interno se baseia em um aspecto fundamental de nossa instituição: nos últimos anos houve uma renovação muito ampla de nossos professores e do corpo técnico-administrativo. Poucos têm uma experiência mais geral sobre o que é a Faculdade de Letras, a maioria se restringe às suas relações mais próximas, entre colegas de departamento ou seção de trabalho. Ao mesmo tempo, mudanças importantes foram implementadas, surgiram novos atores e novos desafios. Também o perfil dos estudantes foi modificado. Não só porque temos um curso noturno, ou porque recebemos muitos alunos surdos. Hoje o número de estudantes que vem de municípios de fora do Grande Rio, ou mesmo de fora do estado, cresceu muito e a implementação das cotas também trouxe um novo perfil para a faculdade (embora no caso da Letras essas mudanças tenham sido menos acentuadas que em outros cursos). Mas talvez o maior desafio seja entender e lidar com uma geração mais jovem que chega completamente imersa na experiência da cultura digital e fortemente conectada à internet.

Uma verdadeira avalanche de visitas in loco de comissões avaliadoras do MEC nos fez rever procedimentos, implantar alterações significativas na nossa organização sem que pudéssemos construir um posicionamento mais claro da instituição a respeito dessas mudanças. Várias discussões foram iniciadas, mas o cotidiano de adversidades e a instabilidade política que vivemos no último ano praticamente paralisaram iniciativas mais amplas.

Entretanto, apesar do cenário de entraves e dificuldades, temos conseguido implantar correções, pequenas alterações e a nova geração de docentes, em sua maioria tendo já completado o estágio probatório, aos poucos começa a consolidar novos paradigmas e a trazer novas práticas institucionais, como por exemplo, a comissão de salas. Vivemos um momento crucial para a definição do nosso papel institucional e a proximidade com a eleição para a nova direção geral da Faculdade é uma excelente oportunidade para que a comunidade, de forma organizada, democrática e coletiva assuma o protagonismo dessas mudanças.

O relatório final do Congresso, construído a partir dos grupos de trabalho temáticos, será encaminhado à Congregação para apreciação. O relatório das discussões acerca da reforma curricular deverá ser detalhado e discutido pelos NDEs e posteriormente encaminhados à Congregação para deliberação. Proposta de Programa para o I Congresso (ainda em elaboração)