Direção Adjunta de Apoio Acadêmico e Assistência Estudantil

Direção Adjunta de Apoio Acadêmico e Assistência Estudantil - DAAAAE

Katia Teonia Costa de Azevedo

Diretora adjunta de apoio acadêmico e assistência estudantil

Bianca Graziela Souza Gomes da Silva

Substituta eventual da diretora adjunta de apoio acadêmico e assistência estudantil

Fanpage: @apoioeassistencia

Endereço: Avenida Horácio Macedo, nº 2151, sala D-107, Cidade Universitária Brasil - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21.941-917

Secretaria do apoio acadêmico e assistência estudantil

Marli Rodrigues da Silva

Marcela de Castro Lauredo Portal Rodrigues

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 22h00

Fanpage: @apoioeassistencia

Endereço: Avenida Horácio Macedo, nº 2151, sala D-109, Cidade Universitária Brasil - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21.941-917

Agendar Atendimento

Clique aqui para agendar atendimento com a Direção adjunta de apoio acadêmico e assistência estudantil ou com a Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico.

Monitoria 2019-1

Horários:

Departamento de Linguística e Filologia

Departamento de Letras Clássicas

Departamento de Letras Neolatinas

Estágio não obrigatório

Para realização de estágio não obrigatório é necessário que a empresa seja conveniada com a UFRJ. A lista atualizada é publicada periodicamente na fanpage @apoioeassistencia. A solicitação da assinatura do termo de estágio não obrigatório é realizada na secretaria de apoio acadêmico, sala D-109. O prazo para entrega do termo assinado é de 5 dias úteis.

Formulários

Trancamento de Matrícula

Resolução CEG nº 03/2008(link para a resolução)

Requisitos necessários para solicitar o trancamento de matrícula:

Mínimo de 12 créditos obtidos com aproveitamento;

Protocolar o pedido na primeira metade do semestre.

Para análise da solicitação de trancamento de matrícula é necessário agendar um atendimento com COAA/FL. Clique aqui para realizar o agendamento.

Regime Domiciliar

O REGIME DE EXERCÍCIO DOMICILIAR, como compensação de ausência às aulas, compreende a atribuição, em caráter excepcional, de atividades estabelecidas pelo docente da disciplina, realizadas pelo solicitante em seu domicílio e com acompanhamento da instituição.

Ao discente impedido de frequentar as aulas é conferido o direito de solicitar um tratamento excepcional nos seguintes casos:

1. Portador de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizados (Decreto-lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969);

2. Estado de gestação (Lei nº 6.202, de 17 de abril de 1975).

O aluno que desejar solicitar o REGIME DE EXERCÍCIO DOMICILIAR deverá:

Estar com matrícula ativa e regularmente inscrito em atividades acadêmicas no semestre da solicitação;

Formalizar diretamente ou através de representante devidamente autorizado por procuração, via requerimento de regime de exercício domiciliar, disponibilizado na secretaria de apoio acadêmico, sala D-107, e nesta página no link acima.

Anexar ao requerimento atestado médico original ou em cópia autenticada, especificando o motivo do afastamento e o tempo necessário de repouso, indicando, obrigatoriamente, o início e o fim do período de afastamento.

Entregar a documentação completa no Protocolo da Faculdade de Letras, sala D-114.

Abono de Faltas

Frequência

A avaliação de aproveitamento das disciplinas do ensino presencial na UFRJ é verificada através de dois critérios: nota e frequência. A aprovação quanto à nota, que deverá ser representada de zero a dez, se dará se a nota final for igual ou superior a cinco. Quanto à presença, o discente deverá ter no mínimo 75% de presença.

Abono de faltas

Os dois únicos casos previstos em lei onde o abono de faltas é assegurado são:

1. Discente reservista, oficial ou aspirante a oficial da reserva (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, Decreto-lei nº 715, de 1969 e Decreto-lei nº 85.587/1980)

2. Discente que atue como representante na Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES (Lei nº 10.861/2004)

Nesse sentido, com exceção dos casos supracitados, a apresentação de atestados e outros tipos de documentos apenas justifica, mas não abona as faltas.

Como solicitar o abono de faltas

Para solicitar o abono de faltas o(a) aluno(a) deverá preencher o requerimento de abono de faltas, disponível na secretaria do apoio acadêmico, sala D-107, e nesta página no link acima.

É necessário anexar um documento que comprove uma das duas situações supracitadas nos itens 1 e 2.

A documentação completa deverá ser entregue no protocolo da Faculdade de Letras, sala D-114.

Carta de Apresentação

Carta de apresentação para candidatura à estágio não obrigatório.

1. A carta só poderá ser emitida aos discentes com matrícula ativa.

2. O prazo para entrega da declaração é de 5 dias úteis.

3. A declaração deverá ser retirada na Secretaria de Apoio Acadêmico, sala D-107, da Faculdade de Letras.

4. Caso o(a) discente se enquadre na resolução CEG nº 10/2004, haverá o agendamento de atendimento para orientação acadêmica. Para saber mais informações sobre a resolução clique aqui.

Clique aqui para solicitar a sua carta de apresentação para estágio não obrigatório.